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Acontece em São José projeto Heróis em Ação, com a participação de escolas municipais

Iniciativa, que envolveu 70 educadores e mais de 150 estudantes do município, adota a gamificação como estratégia para empoderar jovens e estimular o protagonismo social

Ampliar o conhecimento sobre a história e a cultura do município. Incentivar a formação antirracista. Promover a reciclagem e a posse consciente dos animais. Esses foram alguns dos objetivos dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede pública municipal no projeto Heróis em Ação, realizado em São José dos Campos (SP). Implementada como um jogo colaborativo e inspirado no livro “Lá Onde Eu Moro”, a iniciativa convida os alunos, sob orientação das educadoras locais da Evoluir, a elaborar e implementar intervenções em torno de uma causa que faça sentido onde vivem, a fim de mobilizar a comunidade.

O público da cidade pode conhecer as ações criadas pelas “ligas” – como são chamados os grupos de estudantes – da EMEF Prof Álvaro Gonçalves e da EMEFI Profa Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento em exposição aberta no Centro de Formação do Educador – CEFE. E, desde o dia 20 de novembro, esses resultados também estão disponíveis pelo site www.laondeeumoro.com.br.

O Heróis em Ação é realizado pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – com patrocínio da Ball Corporation e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

“Nos últimos meses, os professores de 12 unidades escolares participaram dos quatro módulos formativos, com conteúdo norteado pela metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, a ABP e saíram capacitados para realizarem projetos de aprendizagem em suas escolas”, explica Júnior Ribeiro, coordenador do Heróis em Ação na Evoluir. “Na outra frente do projeto, também norteada pela ABP, com um formato empolgante e com mediação das educadoras locais do projeto, os alunos precisaram pesquisar e definir uma ação em torno de uma causa fosse relevante para o dia a dia e características da sua comunidade. O intuito é que ganhassem protagonismo, novas habilidades e competências que serão essenciais como futuros cidadãos, além de se apropriarem de seu espaço”.

Conheça as ações das ligas do Heróis em Ação em São José dos Campos

Escola 1: EMEF Prof Álvaro Gonçalves

Arte- educadora responsável: Denise Bitati Penha

  1. A Elite do CPO realizou o projeto “Caminhos da Superação” para valorizar a cultura do grafite e do hip hop através da criação de um teatro que conta a vida da cantora Negra Li, expoente do rap nacional e referência para os alunos, com um cenário de grafite produzido pela liga. Há também a produção de um vídeo de gravação da peça teatral, para disponibilização para toda a comunidade escolar.
  • A liga Seventeen desenvolveu o projeto “Reciclando e jogando” com a produção de brinquedos utilizando materiais de reuso que se tornaram parte do acervo escolar.  Há a gravação de um vídeo que demonstre os materiais utilizados e como as crianças personalizaram suas produções, além de divulgar as possibilidades que o material reutilizável proporciona
  • Os Leões desenvolveram o projeto “Hora de Brincar!” com a criação de um livreto informativo, que também será digitalizado, contando histórias e como eram realizadas as brincadeiras de antigamente, além da produção de um mural de colagem, intervenção que propõe o desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos estimulando as formas de representação do brincar.
  • A liga Gaviões da Fiel realizou o projeto “Ajuda AUmiga” com  a produção de cata coco e comedouros sustentáveis que foi distribuído no comércio local visando conscientizar a população sobre a limpeza no bairro, além de contribuírem com o debate sobre os animais abandonados da região. Há também um vídeo registro sobre a ação de distribuição e conscientização no bairro.
  • Os Heróis do Álvaro, através do projeto “Bem vindo ao CPO!” criaram uma animação em stop motion que divulga os comércios e pontos de lazer na localidade para mostrar as potencialidades do bairro, contribuindo assim para a valorização e o fortalecimento da relação entre comunidade e território.
  • A liga Os Tubarões realizou o projeto “Tubacast” com a criação de um videocast com  diversos convidados com o tema profissões e com uma produção de grafite como cenário. A liga buscou favorecer o conhecimento de diferentes profissões e possibilidades de projetos de vida e fortalecer a arte urbana, parte da cultura local.

Escola 2: EMEFI Profa Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento

Arte- educadora responsável: Renata Sparapan

  1. A liga Gaviões promoveu o projeto “Reciclando a alegria”. A liga confeccionou 32 brinquedos com materiais reutilizados e coletados pelos alunos. A intenção é que sejam utilizados durante os intervalos das aulas. Para divulgar a temática da reciclagem e da coleta seletiva, os Gaviões produziram vídeos respondendo dúvidas enviadas pelos alunos sobre a temática da reciclagem e coleta seletiva. Além da exposição, o vídeo foi compartilhado no instagram da escola.
  • A liga The Last Flame realizou o projeto “Castra-Pet” após identificar o grande número de animais abandonados no bairro. Com isso, os adolescentes promoveram uma  campanha gratuita de castração de cães e gatos, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. A escola recebeu o Programa Meu Pet Feliz e o Castramóvel, com até 230 animais para castração. A liga fez um levantamento de dados durante a ação e confeccionou cartazes ilustrativos sobre o combate aos maus tratos e abandono animal.
  • A liga The Ghost fez o projeto “Compodrinhos” para ampliar e divulgar os conhecimentos sobre o descarte correto dos resíduos, em particular a transformação de resíduos orgânicos em adubo. Para isso, confeccionou dois tipos de composteira, uma feita com tela aramada, própria para ambientes externos e outra com baldes reutilizados, própria para ambientes fechados, doadas para instituições da comunidade local e também produziu um história em quadrinhos ilustrando de maneira lúdica a importância da compostagem.
  • Através do projeto “Capi-Rapper”, a liga Capivárias buscou conscientizar a comunidade escolar sobre ações de cidadania, a importância e cuidado com os espaços de lazer e meio ambiente nos bairros do entorno. Assim, fizeram a composição de um rap tratando sobre a temática da cidadania e sua gravação em áudio e promoveram um mutirão de limpeza em duas praças do bairro, próximas à escola.
  • A liga Lendários realizou o projeto “Integrando respeito e diversidade” com a produção de uma pesquisa sobre autodeclaração étnico-racial e origem com os alunos e professores e a realização de um podcast sobre a temática da diversidade e relações etno-raciais.
  • A liga Os Crias desenvolveu o projeto “Hort – Crias” com a produção de horta em vasos, com diversas plantas de temperos utilizados no cotidiano e a produção de vídeo gravando uma receita de salada de frutas feita com produtos in natura. O objetivo foi proporcionar uma relação afetiva na produção de alimentos, ampliando o repertório de variedades de temperos utilizados nas culinárias do cotidiano e estimular uma alimentação saudável.
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