Após o período de férias, a rede municipal de ensino de São José dos Campos retomou as atividades nesta quinta-feira (6), recebendo cerca de 80 mil estudantes em suas 180 unidades escolares para o início do ano letivo de 2025.
O retorno foi marcado por reencontros, entusiasmo e expectativas para os desafios e conquistas do novo ano. Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram recepcionados por equipes gestoras, professores e demais profissionais com um ambiente acolhedor, merenda de qualidade e material escolar.
Para garantir a segurança dos estudantes, a Prefeitura intensificou as ações de mobilidade com o programa Educamob, que realiza rondas nos horários de entrada e saída, além do suporte da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal.
Expectativa e sonhos para o futuro
O retorno às aulas é um momento especial, principalmente para os alunos que se preparam para novos desafios. Rafael Rodrigo Santos Cordeiro, estudante da Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues, iniciou o último ano do Ensino Fundamental II com metas bem definidas.
“Quero ter notas excelentes para conseguir um bom rendimento e passar nas provas militares da Aeronáutica. Para mim, seguir a carreira militar é garantir um futuro melhor para mim e para minha família”, afirmou Rafael.
Já Damares da Silva Carlos Rodrigues, de 14 anos, compartilha da mesma motivação. “Minha expectativa está alta. Quero focar nos estudos e aproveitar cada momento, pois os alunos também fazem a escola”, destacou.
Educação Infantil: um universo de descobertas
Para os pequenos, a volta às aulas é um mundo novo cheio de descobertas. Na EMEI Profª Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, na região norte, a recepção foi feita com carinho e cuidado.
“Acolher as crianças de forma afetuosa e respeitosa faz toda a diferença para que se sintam seguras. Aos poucos, elas vão conhecendo a escola e criando laços”, explicou a professora Damares Graciano, do Infantil I.
Com o início do ano letivo, a rede municipal reforça seu compromisso com a educação de qualidade, proporcionando um ambiente seguro, inclusivo e estimulante para todos os alunos.
Foto: PMSJC