As brincadeiras desempenham papel essencial no desenvolvimento das crianças durante a primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos. Para garantir inclusão e acessibilidade, mais de 50 escolas municipais de São José dos Campos agora contam com brinquedos adaptados, beneficiando crianças com deficiência e ampliando as possibilidades de interação.
Na Emei Profª Ilza Nascimento Pintus, no bairro Chácaras Reunidas, o aluno Miguel Lino, diagnosticado com paralisia cerebral, utiliza os brinquedos adaptados no playground ao lado dos colegas. Mesmo em sua cadeira de rodas, Miguel participa de atividades no gira-gira e no balanço, arrancando sorrisos e promovendo momentos de alegria na escola.
A mãe de Miguel, Maysa Lino, destaca o impacto positivo da interação com outras crianças. “Esse convívio é muito importante para ele. Fiquei emocionada ao vê-lo feliz quando os brinquedos chegaram. O mais especial é que os amigos sem deficiência também participam, mostrando o que é a verdadeira inclusão”, afirma.
Além dos brinquedos, a escola oferece suporte especializado por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de uma profissional de apoio. “A equipe cuida muito bem dele, e eu fico tranquila com o suporte oferecido”, acrescenta Maysa.
A rede municipal também investe em tecnologias e recursos para Educação Especial Inclusiva. Entre os equipamentos estão óculos e bengalas inteligentes, mesas interativas e tablets pedagógicos, além de serviços como o Atendimento Psicopedagógico Institucional (API). Essas políticas públicas tornam as escolas mais acessíveis e promovem a formação de cidadãos inclusivos, respeitosos e preparados para a convivência social.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC