A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (12) a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti para comandar a Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2026. Esta será a primeira vez que a equipe será dirigida por um estrangeiro. Ancelotti, de 65 anos, assume oficialmente o comando após o término da temporada 2024/25 de La Liga, com estreia prevista para 26 de maio de 2025.
O técnico, que é o mais vitorioso da história do futebol mundial, chega com a missão de devolver o protagonismo ao futebol brasileiro. Ancelotti já treinou alguns dos maiores clubes do mundo, como Milan, Real Madrid e Chelsea, conquistando títulos como a Liga dos Campeões e campeonatos nacionais em diversas ligas.
As negociações para a sua contratação foram lideradas pelo empresário do mercado financeiro Diego Fernandes, que representou a CBF nas tratativas. O contrato inclui um salário mensal de R$ 4 milhões e um bônus de € 5 milhões em caso de título na Copa do Mundo de 2026.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,” afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Ancelotti já estará à frente da equipe nos próximos jogos das Eliminatórias da Copa, que incluem confrontos contra o Equador e Paraguai em junho de 2025.
Foto Fabrizio Romano