Detran-SP libera câmbio automático e acaba com a baliza no exame da CNH

O Detran-SP iniciou, nesta segunda-feira (26), uma mudança importante no exame prático de direção veicular para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, a prova deixa de exigir a etapa da baliza e passa a permitir que o candidato utilize veículos com câmbio automático.

Segundo o órgão, a retirada da baliza é definitiva e o foco da avaliação passa a ser a condução em circulação real, aproximando o exame das situações do dia a dia no trânsito. A alteração busca simplificar o processo, reduzir custos e tornar a avaliação mais compatível com a realidade atual.

Apesar da mudança, o trajeto do exame permanece o mesmo. Os candidatos continuam sendo avaliados em conversões à direita e à esquerda, uso correto das setas, realização de parada em local permitido e condução segura e responsável em via pública.

O Detran-SP destaca que a atualização segue diretrizes nacionais e acompanha transformações regulatórias implementadas pelo governo federal, mantendo o objetivo de avaliar a capacidade do condutor de forma prática e eficiente.


Foto : detran es

Related Posts:

  • All Post
  • Anunciantes
  • Campos do Jordão
  • Cidade
  • Cinema
  • COTIDIANO
  • Cursos
  • Destaques
  • Development
  • EMPREGOS
  • Empresas
  • Esportes
  • Eventos
  • Jacareí
  • News
  • POLÍCIA
  • Politics
  • Sem categoria
  • Shows
  • Sports
  • Stand Up e Teatro
  • Taubaté
  • Teatro
  • Tech
  • Tecnologia
  • Travel
  • Travel Tips
  • Trends

💻 Notícias em primeira mão
🥓 Eventos na cidade
📚 Vagas de emprego e cursos

Acesse

Home

© 2025 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital