No último fim de semana, a integração entre o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e a Guarda Civil Municipal (GCM) garantiu ações de destaque em São José dos Campos, resultando na frustração de um golpe em caixa eletrônico, na prisão de procurados pela Justiça e na recuperação de um veículo furtado.
Golpe no caixa eletrônico
No domingo (1), a GCM foi acionada após um munícipe relatar que seu cartão havia sido retido em um caixa eletrônico no centro da cidade. Ao tentar resolver o problema, o cliente ligou para o número indicado em um cartaz falso, fornecendo dados pessoais. Identificando a fraude, os agentes removeram os cartazes, ajudaram a vítima e notificaram o CSI, que monitorou a área por câmeras.
Minutos depois, o sistema identificou um suspeito recolocando novos cartazes e saindo apressadamente em um veículo. O carro foi interceptado no Anel Viário, e a abordagem revelou materiais usados em golpes, como máquinas de cartão e adesivos falsos. Um casal foi preso em flagrante por estelionato.
Prisões de foragidos
Ainda no fim de semana, câmeras do CSI identificaram veículos de dois foragidos. Ambos foram monitorados e abordados pela GCM, resultando na recaptura e prisão após a confirmação dos mandados judiciais.
Veículo furtado recuperado
No sábado (30), o CSI reconheceu a placa de um carro furtado em Ubatuba. Após uma perseguição que terminou com o veículo colidindo em um poste, o condutor foi detido e levado à Central de Flagrantes.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC