De 3 a 6 de julho, cidade celebra tradição tropeira com shows gratuitos, gastronomia típica, e desfiles.
A cidade de Jambeiro está em contagem regressiva para viver dias de festa, tradição e cultura popular com a chegada da 38ª Festa do Tropeiro, entre os dias 3 e 6 de julho. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento é uma homenagem às raízes tropeiras da região e promete atrair visitantes de todo o Vale do Paraíba.
A abertura oficial acontece na quinta-feira (3), às 18h, com a chegada da tropa e queima do alho, além da tradicional Casinha do Tropeiro e distribuição de quirerinha, quentão e chocolate quente. A noite termina com show do grupo Pampeiros e, às 21h30, o aguardado show de Almir Sater.
Na sexta-feira (4), a programação segue com a Quadrilha da Melhor Idade às 18h30, e shows de Bruna Reis (19h30) e da dupla Talis & Welinton (22h00), animando o público com sucessos do sertanejo.
O sábado (5) começa cedo, às 8h, com a realização do Enduro, seguido por uma intensa agenda musical: Chão Caipira, Nako e Rafael, Banda Rodeio, Thales e Lucas e Fernando & Fabiano encerram o dia com muita moda de viola e agito.
O encerramento da festa no domingo (6) começa com missa campal às 9h, seguida de almoço tropeiro e desfile tropeiro às 11h. A tarde será embalada pelos shows de Gustavo & Matheo, Texas Hamer, Banda Dallas, Guilherme & Heluan e, para fechar com chave de ouro, a dupla Bruno & Barretto às 20h.

A festa é organizada pela Prefeitura de Jambeiro, por meio da Diretoria de Cultura, e reforça o compromisso com a preservação das tradições, oferecendo lazer de qualidade e acesso gratuito à cultura para toda a população.