Um dos principais cartões-postais de São José dos Campos, o Parque Santos Dumont está passando por mais uma etapa de requalificação. Desta vez, os trabalhos estão concentrados no tradicional Jardim Japonês, ponto de contemplação na região central da cidade.
Entre as melhorias em andamento estão a pintura de todas as estruturas de madeira do jardim e a limpeza completa do lago japonês. Para garantir a segurança dos animais durante o processo, as carpas que habitam o espaço foram transferidas temporariamente para outro lago, próximo à portaria principal. Após a conclusão da limpeza, os peixes retornarão ao seu habitat original.
Além disso, o grande lago do parque também vem recebendo atenção especial. Para melhorar a oxigenação da água, a Prefeitura instalou 20 novos bicos de chafarizes, que devem garantir melhores condições de saúde para os peixes, além de valorizar ainda mais a estética do local.
Outras melhorias incluem a instalação, em abril, de três placas de parafina no lago principal. A tecnologia ajuda a clarear a água, reduz os custos com produtos químicos e melhora o tratamento do espelho d’água. Segundo a administração municipal, os resultados têm sido positivos e fazem parte do compromisso com a conservação dos espaços públicos.
A Prefeitura também reforça que a preservação dos parques é um dever compartilhado com a população. Moradores podem comunicar problemas ou solicitar manutenção por meio da Central 156.
📌 Serviço
Requalificação do Parque Santos Dumont – Jardim Japonês e Lago
📍 Local: Parque Santos Dumont – Região Central
⏳ Previsão: Intervenções seguem ao longo de junho
📞 Contato e solicitações: Central 156 da Prefeitura
Foto: Claudio Vieira/PSMJC