No próximo dia 15, São José dos Campos dará início ao lançamento de um aplicativo inovador que visa promover o registro e a preservação do patrimônio cultural local. O “Inventário Participativo Digital: Nossa Sanja” reunirá informações sobre patrimônios materiais e imateriais da cidade e permitirá que os moradores participem ativamente, adicionando manifestações culturais, objetos, locais de memória e outras expressões culturais.
Inspirado nas metodologias de inventários participativos do Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), o aplicativo será apresentado às 14h30 na Sala das Panelas, no Museu do Folclore. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com tradução simultânea em Libras. O desenvolvimento do projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e ficou a cargo do programador Franklin Adson Roque, com a colaboração da historiadora Zuleika Stefânia Sabino.
Zuleika Sabino, uma das idealizadoras do aplicativo, ressalta a importância do Museu do Folclore como um dos principais pilares para o surgimento da ideia. O museu se destaca no trabalho com o patrimônio imaterial, com projetos como o Museu Vivo e o Mapa dos Saberes e Fazeres. Durante o mês de fevereiro, o aplicativo será promovido em workshops nas escolas públicas de ensino médio e em outros espaços culturais da cidade, como o Coletivo Abatesma e o Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça.
O Museu do Folclore, referência em cultura popular, está situado no Parque da Cidade desde 1997, sob a gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).
Serviço
Museu do Folclore de São José dos Campos
Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
Telefone: (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
Site: www.museudofolclore.org
Foto: Adenir Britto/PMSJC