Neste sábado (15), a população das regiões norte e sul de São José dos Campos tem um compromisso com a saúde pública. Das 7h às 12h, os moradores devem deixar em frente às suas casas itens que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, para que a nova edição da Operação Casa Limpa recolha esses materiais.
Durante a ação, caminhões percorrerão os bairros para coletar materiais como latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores e até piscinas desmontáveis. Um carro de som orientará os moradores enquanto os veículos passam. No entanto, móveis, restos de construção e madeiras não serão retirados; esses materiais devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
A ação faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura para combater a proliferação do mosquito e reduzir os índices de dengue na cidade, que, em 2024, registraram mais de 98 mil casos da doença. Em 2025, a cidade já realizou quatro operações, recolhendo 5.130 quilos de materiais nos bairros. A colaboração da população tem sido fundamental para o sucesso dessas iniciativas.
Além dessa ação, a Prefeitura incentiva os moradores a adotarem cuidados dentro de casa, como evitar o uso de pratinhos embaixo de plantas e manter os reservatórios de água bem tampados. A cidade também oferece orientações diárias para a prevenção, por meio de nebulização costal, controle de criadouros e fumacê.
Serviço:
Operação Casa Limpa
Data: Sábado, 15 de fevereiro
Horário: Das 7h às 12h
Bairros:
- Região Norte: Vila Leônidas, Vila Veneziani, Jd. Maritéia, Vila Nossa Senhora das Graças, Alto da Ponte, Vila Leila I e II, Jardim Santarém, Vila Monte Alegre, Vila Sinhá, Jardim Guimarães
- Região Sul: Jardim Satélite e Conjunto Residencial Cidade Jardim.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC