A Operação Casa Limpa retorna neste sábado (8) para as regiões leste e sudeste de São José dos Campos com o objetivo de intensificar o combate à dengue. A ação ocorrerá das 7h às 12h, e os moradores devem deixar em frente às suas casas objetos que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Latas, potes, garrafas, baldes, lonas, louças sanitárias, piscinas desmontáveis e outros recipientes que acumulam água serão recolhidos por dois caminhões que circularão pelos bairros.
Restos de construção, móveis e madeiras não serão retirados. Esses materiais devem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
A ação reforça o controle da dengue na cidade. Desde o início de 2025, sete operações foram realizadas, recolhendo mais de 6 toneladas de objetos. Em 2024, São José dos Campos registrou mais de 98 mil casos da doença, tornando a colaboração da população essencial.
O calor e as chuvas do verão favorecem a proliferação das larvas do mosquito, por isso os moradores devem tomar medidas preventivas dentro de casa. Evitar pratinhos embaixo de plantas, não acumular lixo ou entulho e manter bem tampados os reservatórios e caixas-d’água são algumas atitudes que ajudam a combater a proliferação.
Moradores que identificarem possíveis criadouros podem entrar em contato com a Central 156, disponível por telefone, site ou aplicativo. A Prefeitura também realiza diariamente ações de nebulização, controle de criadouros e fumacê, que podem ser acompanhadas no site oficial. Agentes de combate às endemias promovem ações educativas para orientar a população.
Serviço:
Operação Casa Limpa
Data: Sábado, 8 de março
Horário: 7h às 12h
Bairros:
- Região Leste: Jardim Maracanã, Jardim Olímpia, Jardim Brasília, Vila Tesouro, Vila Ester, Chácara dos Eucaliptos, Vista Linda.
- Região Sudeste: Jardim da Granja, Jardim Souto, Parque Santa Rita, Chácara São José, Jardim Uirá, Parque Martim Cererê, Vila São Benedito, Residencial Cambuí
Foto: Claudio Vieira/PMSJC