A Prefeitura de São José dos Campos segue firme no combate à dengue e, devido ao feriado de Corpus Christi, a Operação Casa Limpa será antecipada para sexta-feira (20). A ação, que normalmente ocorre aos sábados, irá abranger bairros das regiões central e sul da cidade, com objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Das 7h às 12h, caminhões da Urbam circularão pelas ruas recolhendo materiais descartáveis que possam acumular água parada, como latas, garrafas, pneus, lonas, baldes, potes, vasos sanitários, piscinas desmontáveis e outros recipientes similares. O foco é atender moradores conscientes que já separaram os objetos em frente às residências.
Resíduos de construção, móveis e madeiras não serão recolhidos nesta ação. Esses itens devem ser encaminhados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) disponíveis em diversas regiões da cidade.
Desde o início do ano, já foram realizadas 22 edições da Operação Casa Limpa, com média superior a uma tonelada de objetos recolhidos por edição. A iniciativa é uma das principais estratégias da Prefeitura para conter o avanço do mosquito transmissor.
Bairros atendidos nesta sexta-feira:
Região Central:
- Vila Ferraz Mascarenhas
- Jardim Bela Vista
- Vila Santa Helena
- Vila Maria
- Vila Nova São José
- Vila Tupi
- Vila Nova Guarani
Região Sul:
- Jardim Estoril
- Jardim Madureira
- Jardim Portugal
- Bosque dos Eucaliptos
- Jardim Del Rey
A Prefeitura reforça que, mesmo com o clima mais ameno do outono, os cuidados devem continuar, e a colaboração da população é fundamental para evitar uma nova epidemia. Manter caixas d’água bem tampadas, eliminar pratinhos de vasos de plantas e não acumular lixo e entulho são atitudes essenciais.
A programação atualizada da nebulização costal, fumacê e carro antidengue pode ser consultada no site oficial da Prefeitura. Em caso de identificação de focos do mosquito, os moradores podem acionar a Central 156 (telefone, site ou aplicativo).
Foto: Claudio Vieira/PMSJC