A Prefeitura de São José dos Campos promove mais uma etapa da Operação Casa Limpa neste sábado (8), reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti nas regiões leste e sul da cidade.
Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente às suas casas itens que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, garrafas, lonas, baldes, piscinas desmontáveis e louças sanitárias. Dois caminhões farão o recolhimento dos materiais nos bairros atendidos.
Entulho, móveis e madeiras não serão retirados. Esses resíduos devem ser descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
Todos contra a dengue
Já foram realizadas três edições da Operação Casa Limpa em 2025, recolhendo 4.270 quilos de materiais e conscientizando os moradores sobre a importância da prevenção. Em 2024, a cidade registrou mais de 98 mil casos de dengue, reforçando a necessidade de eliminar focos do mosquito.
Com o aumento das chuvas e do calor no verão, a Prefeitura alerta para a importância de manter caixas-d’água tampadas, evitar o acúmulo de entulho e lixo, além de eliminar pratinhos sob vasos de plantas.
Caso identifique possíveis criadouros do mosquito, a população pode acionar a Central 156 (telefone, site ou aplicativo).
Além da Operação Casa Limpa, a Prefeitura realiza outras ações diárias de combate à dengue, como nebulização costal, controle de criadouros e aplicação de fumacê. A programação pode ser consultada no site da Prefeitura.
Serviço
📍 Operação Casa Limpa
📅 Data: Sábado, 8 de fevereiro
⏰ Horário: 7h às 12h
🛑 Bairros atendidos:
🔹 Região Leste: Vila Industrial, Vila Tatetuba, Jardim Ismênia e Conjunto Habitacional Tatetuba.
🔹 Região Sul: Jardim Colonial, Jardim Imperial, Jardim dos Bandeirantes, Nova República e Conjunto Habitacional Elmano Veloso.
Foto: Claudio Viera/ PMSJC