Prefeitura de São José estuda criar fundo imobiliário para gestão de ativos

A Prefeitura de São José dos Campos instituiu um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de criação de um Fundo de Investimento Imobiliário, com o objetivo de aprimorar a gestão e a eficiência dos ativos imobiliários do município.

A medida foi oficializada por meio da Portaria 15.102/26 e dá continuidade às ações voltadas à modernização da administração patrimonial, iniciadas com a criação do Departamento de Ativos Imobiliários, estabelecido pela Lei Municipal 11.090/25.

Entre as primeiras iniciativas do grupo está o recadastramento de áreas públicas com potencial de valorização e possibilidade de alienação a curto prazo. O levantamento será realizado com apoio do Cartório de Registro de Imóveis.

Caso a viabilidade do fundo seja confirmada, a estrutura financeira seguirá as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e a gestão deverá ser conduzida por empresa especializada, contratada por meio de processo licitatório.

O grupo também irá analisar experiências semelhantes já adotadas por outros Estados e municípios, com o objetivo de identificar boas práticas e definir o modelo mais adequado à realidade local.

A iniciativa reforça a estratégia da administração municipal de buscar soluções inovadoras para melhorar a gestão pública e potencializar o uso dos bens imobiliários da cidade.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Related Posts:

  • All Post
  • Anunciantes
  • Campos do Jordão
  • Cidade
  • Cinema
  • COTIDIANO
  • Cursos
  • Destaques
  • Development
  • EMPREGOS
  • Empresas
  • Esportes
  • Eventos
  • Jacareí
  • News
  • POLÍCIA
  • Politics
  • Sem categoria
  • Shows
  • Sports
  • Stand Up e Teatro
  • Taubaté
  • Teatro
  • Tech
  • Tecnologia
  • Travel
  • Travel Tips
  • Trends

💻 Notícias em primeira mão
🥓 Eventos na cidade
📚 Vagas de emprego e cursos

Acesse

Home

© 2025 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital