A Prefeitura de São José dos Campos expande o uso de geoprocessamento em diversas áreas da gestão pública. Recentemente, a tecnologia foi aplicada para melhorar a manutenção de serviços essenciais, como a limpeza das bocas de lobo. A ferramenta visa otimizar a identificação e limpeza das bocas de lobo, prevenindo alagamentos causados por entupimentos decorrentes do acúmulo de resíduos.
O geoprocessamento permite a criação de um mapa detalhado que indica a quantidade e localização das bocas de lobo, facilitando a elaboração de um cronograma preventivo de limpezas em toda a cidade. As primeiras áreas mapeadas com a ajuda da tecnologia foram as regiões central, leste (Novo Horizonte) e sul (Satélite). Com o tempo, a Prefeitura terá um mapa completo das bocas de lobo de todos os bairros, garantindo uma rotina de limpeza mais eficiente e organizada.
A participação da população é essencial para manter a cidade limpa e segura. A Prefeitura reforça que os munícipes devem evitar o descarte de entulhos nas bocas de lobo e, caso identifiquem qualquer entupimento ou degradação, devem entrar em contato com a Central 156 para solicitar a limpeza.
Foto: PMSJC