A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a distribuição do Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. O objetivo é ampliar a conscientização e facilitar o acesso das vítimas aos serviços de proteção e apoio.
O material está sendo entregue nas unidades das secretarias envolvidas no atendimento às vítimas e em entidades que atuam na área. O guia já está disponível nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), nos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência) e em unidades da rede municipal de saúde, como UBSs Resolve, Hospital Municipal, Hospital de Clínicas Sul e UPAs.
Além disso, agentes de combate às endemias estão distribuindo o manual durante suas atividades diárias, e os guardas civis municipais da Patrulha Maria da Penha também estão entregando o material em suas ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. O material foi encaminhado para escolas municipais e entidades da sociedade civil que atuam em ações sociais.
Apoio da população
Moradores que receberam o manual destacaram a importância da iniciativa.
“A Prefeitura está de parabéns. Quanto mais conscientização e orientação, mais chances teremos de evitar a violência contra as mulheres”, afirmou Elza Maria Moreira, promotora de vendas de 63 anos.
“Este manual será fundamental para ampliar a prevenção e ajudar no combate à violência contra a mulher”, disse o vigilante Sangar Cardoso Martins, de 40 anos.
Sobre o Manual
Com 41 páginas, o material foi desenvolvido em parceria com o Ministério Público e entidades de defesa da mulher. Ele traz informações sobre os fluxos de atendimento realizados pelas secretarias municipais de Apoio Social ao Cidadão, Educação e Cidadania, Saúde e Proteção ao Cidadão.
O manual também detalha o funcionamento dos órgãos de defesa e responsabilização, como Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Polícia Militar.
A Prefeitura prevê capacitações regulares para os profissionais que atuam no atendimento às vítimas e atualizações periódicas do material sempre que houver novos serviços e fluxos de atendimento.
Serviço
📍 Onde encontrar: CRAS, CREAS, UBSs Resolve, Hospital Municipal, Hospital de Clínicas Sul, UPAs e entidades parceiras
📄 Material: Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica
📢 Distribuição gratuita
Foto: PMSJC