No último sábado (7), a Emefi Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim das Cerejeiras, virou palco de uma ação solidária de saúde visual. A escola recebeu mais uma edição do projeto “Visão para um Mundo Melhor”, idealizado pelo Rotary Club Vila Ema de São José dos Campos. A iniciativa atendeu gratuitamente estudantes de até 10 anos com exames oftalmológicos e fornecimento de óculos de grau.
Cerca de 400 crianças passaram por triagem visual feita por professores e voluntários. As que apresentaram sinais de dificuldades foram encaminhadas para consulta com oftalmologistas voluntários e, se necessário, receberam óculos. Uma “lojinha” foi montada dentro da escola para que as crianças escolhessem suas armações com o apoio das famílias.
“É gratificante ver o impacto direto que um projeto como esse tem na vida das crianças. Não se trata apenas de enxergar melhor, mas de aprender melhor, viver melhor. O acesso à saúde visual é essencial para o desenvolvimento da educação”, destacou o presidente do Rotary Club SJC, Thales Manetti.
“A nossa ideia é poder atender os que tem até 10 anos, as crianças que precisam de óculos nós encaminhamos e damos um óculos para elas, queremos melhorar o desempenho escolar”, completou.
Criado em 2010, o “Visão para um Mundo Melhor” já soma 26 edições em três cidades, com mais de 4.800 atendimentos, 1.600 consultas e 500 óculos entregues gratuitamente.
Foto: PMSJC