A Prefeitura de São José dos Campos apresentou, nesta terça-feira (10), o Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Com 41 páginas, o documento detalha os serviços oferecidos por secretarias municipais, órgãos de defesa e entidades não governamentais, promovendo um trabalho integrado para atender às vítimas.
O manual traz informações de fluxos realizados pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Saúde, Educação e Cidadania, além de órgãos como a Defensoria Pública, Ministério Público e Polícia Civil, entre outros. Organizações como a Associação Guadalupe e o Centro Dandara também compõem a rede de apoio descrita.
Segundo a promotora Gabriela Lanza Passos, o material é essencial para agilizar os atendimentos e prevenir casos de violência. A delegada Tatiana Braun de Mattos Anjo reforçou que a iniciativa é um avanço na qualidade e eficiência do suporte às vítimas.
O manual será atualizado conforme a necessidade e servirá como ferramenta permanente, com capacitações contínuas para os profissionais envolvidos. Durante o lançamento no Cefe, representantes de diversas entidades elogiaram a iniciativa, destacando seu impacto na segurança e bem-estar das mulheres.
Serviço
Lançamento: Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica-
Link do manual: https://www.sjc.sp.gov.br/media/297641/10799-fichario-fluxos-final.pdf
Foto: PMSJC