São José dos Campos manteve o ritmo positivo na geração de empregos com carteira assinada e registrou, em abril, saldo de 1.483 novas vagas formais. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quarta-feira (28).
Com esse resultado, a cidade soma 7.377 postos de trabalho criados nos últimos 12 meses. No acumulado de 2024, de janeiro a abril, já são 4.128 vagas formais geradas.
De acordo com a metodologia do Caged, o saldo é a diferença entre admissões e desligamentos no mercado formal. Em abril, todos os setores da economia apresentaram saldo positivo em São José dos Campos.
O destaque foi o setor de Serviços, responsável por 803 novas vagas. Em seguida vieram o Comércio (289), a Construção Civil (261), a Indústria (124) e o setor Agropecuário, com 6 empregos formais criados.
Para impulsionar ainda mais a geração de renda, a Prefeitura tem ampliado a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, tanto presenciais quanto a distância. As ações fazem parte do Plano de Gestão 2025–2028, que visa preparar a população para as exigências do mercado de trabalho.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC