Na próxima semana, São José dos Campos recebe uma programação especial voltada à conservação de duas espécies de primatas ameaçadas de extinção: o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). As oficinas técnicas acontecem de 7 a 11 de julho e reúnem pesquisadores e profissionais de instituições ambientais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte do novo ciclo (2025–2030) do Plano de Ação Nacional dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-coleira, coordenado pelo ICMBio, por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB). A organização local conta com o apoio da APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul e da Prefeitura de São José dos Campos.
As atividades incluem visitas técnicas a áreas de ocorrência dos primatas, como o Parque Ecológico do Alambari e zonas de avistamento em São Francisco Xavier. O município abriga cinco espécies de primatas, sendo o muriqui-do-sul o maior das Américas e símbolo ambiental do distrito de São Francisco Xavier.
As duas espécies estão classificadas como “Em Perigo” na lista de risco de extinção, principalmente devido à fragmentação de habitat. Projeções apontam que o sagui-da-serra-escuro pode perder metade de sua população nos próximos 18 anos.
As oficinas também são um desdobramento do Programa Primatas, formalizado em 2023, que conta com recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUMCAM). O programa tem foco em pesquisa científica e articulação interinstitucional para promover ações de proteção efetivas.
Com a realização do evento, São José reafirma seu papel de liderança na conservação da biodiversidade, especialmente em áreas de transição urbana e de Mata Atlântica remanescente.
SERVIÇO
Evento: Oficinas técnicas para elaboração de Programas de Manejo Populacional
Datas: 7 a 11 de julho de 2025
Locais: Áreas de ocorrência dos primatas em São José dos Campos (Alambari e SFX)
Participação: Restrita a especialistas e instituições convidadas
Foto: Divulgação