Sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros é tema de conversa entre Lula e Trump nesta segunda (6/10)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (6), uma ligação do presidente norte-americano Donald Trump. Durante os 30 minutos de conversa, os dois líderes trataram de temas econômicos e diplomáticos, e Lula aproveitou o contato para pedir o fim da sobretaxa de 40% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Lula classificou o diálogo como uma oportunidade de restaurar as relações amistosas entre Brasil e EUA, que somam mais de dois séculos de parceria. O presidente ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços, e reforçou o desejo de ampliar o comércio bilateral sem barreiras.

Trump demonstrou disposição em negociar e designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Durante a conversa, Lula sugeriu um futuro encontro presencial, possivelmente durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA). Também se colocou à disposição para visitar os Estados Unidos.

O diálogo foi acompanhado por Geraldo Alckmin, Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim. Segundo a Presidência, Lula e Trump trocaram telefones pessoais para manter uma linha direta de comunicação.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

(Foto: Colagem com fotos de EFE/EPA/Aaron Schwartz/POOL e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Related Posts:

💻 Notícias em primeira mão
🥓 Eventos na cidade
📚 Vagas de emprego e cursos

Acesse

Home

© 2025 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital